5 dicas para ter sucesso nas vendas

A maior arma de um vendedor é ele mesmo. A equipe de vendas pode ser incrível, todo o suporte necessário ser fornecido, ter todos os pormenores do produto na ponta da língua e, mesmo assim, não alcançar sucesso em vendas. Isso porque embora o background seja importante, a força de um vendedor de sucesso vem das habilidades e comportamentos que ele exercita diariamente.

Imagine a seguinte situação: um vendedor é bem treinado, tem um bom produto a oferecer e um possível comprador interessado. Entretanto, na hora de ficar frente a frente com o cliente, ele trava. As mãos suam, a fala vacila e o medo e a insegurança tomam conta. Difícil que ele atinja sucesso nas vendas sem dominar as próprias emoções.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas que são imprescindíveis para quem deseja obter sucesso nas vendas e, com elas, algumas histórias que mostram como segui-las pode fazer a diferença. Acompanhe.

5 dicas para alcançar o sucesso nas vendas

Antes de chegarmos às dicas que o trouxeram até aqui, é bom pontuar que muitas delas não serão práticas, mas sugestões de comportamentos que são notáveis em vendedores bem-sucedidos. Ao final, você irá perceber como a mudança está muito mais ligada à sua postura que à técnicas A ou B de vendas.

1. Para ter sucesso, celebre o sucesso

Muitos ainda dedicam tempo e energia para criticar aqueles que têm obtido bons resultados. Mas, quem quer se tornar um vendedor de sucesso precisa mudar esse pensamento. É preciso aprender a reconhecer e admirar o sucesso alheio.

Olhar o outro dessa forma faz com que você consiga perceber as atitudes e comportamentos  que contribuem para o destaque, podendo, assim, se espelhar em quem chegou onde você deseja estar.

2. Resolva problemas

Vamos imaginar que você trabalha com a produção de ovos de chocolate. O negócio está no começo e o seu papel se resume a anotar os pedidos e repassá-los ao fornecedor. Então, a sua sorte parece mudar: você recebe a encomenda de 2.000 ovos de 50g.É claro que você aceita a encomenda e promete a entrega. Porém, existe um detalhe: nenhum dos seus fornecedores trabalha com produtos de 50g.

Essa situação aconteceu com o brasileiro Alexandre Costa. Quando percebeu que nenhum fornecedor entregaria os ovos, ele bateu à porta da Dona Cleuza, uma confeiteira que se dispôs a fazê-los um a um. Mas, surge mais um problema: sozinha, ela não daria conta da demanda, então, Alexandre precisaria colocar a mão na massa.

O desfecho dessa história? Dona Cleuza foi a primeira funcionária da Cacau Show, que nasceu após o episódio. Dela, pode-se tirar lições importantes:

  1. desistir da venda não foi uma opção para Alexandre, que buscou uma alternativa para cumprir o prometido;
  2. ele não se limitou a encontrar quem fornecesse os ovos, mas garantiu que a demanda seria cumprida;
  3. não hesitou em arregaçar as mangas e ajudar na produção.

Alexandre é a prova de que um vendedor de sucesso nada mais é que um “resolvedor” de problemas, que não faz distinção entre o que é ou não seu papel. É comum encontrar vendedores que são delegadores. No momento de algum imprevisto, focam-se em encontrar, sim, uma solução, mas sem se envolver e ter controle sobre tudo que envolve a venda.

Para ter sucesso nas vendas é preciso encarar que tudo que envolve a negociação é responsabilidade do vendedor. Da negociação à entrega, o foco deve ser um só: entregar o melhor para o cliente.

3. Recuse a frustração

Não deixe esse sentimento surgir durante um processo de negociação. Cada cliente tem seu tempo e isso pode demorar. Quem tem sucesso nas vendas sabe disso. E, mais que saber: usa isso a seu favor. Como? Aproveitando esse tempo com o cliente para construir um relacionamento com ele.

Para vendedores de destaque, fazer do cliente um amigo é um pilar fundamental de uma boa venda. Ninguém está subestimando a importância das metas a bater, claro, mas quem tem sucesso nas vendas nem sempre está conquistando novos clientes. Muitas vezes, está vendendo de novo para os mesmos clientes.

Portanto, quando a frustração por um processo que parece não acabar nunca começar a aparecer, lembre-se da frase de um grande vendedor, Jair Cavalcanti: “Não faça clientes, multiplique amizades”. Essa filosofia fez dele um grande vendedor do ramo automotivo, que vendeu mais de 40 mil itens nos seus primeiros 8 meses de trabalho.

4. Exercite seu poder de observação

A comunicação não está apenas no que falamos. Está nos gestos, olhares e expressões. Saber ler esses sinais pode ajudar muito a alcançar sucesso nas vendas. O cliente parece não estar muito interessado no que você tem a dizer? Um vendedor mediano entenderia esse recado como o sinal para ir em busca de outro cliente. Vendedores de sucesso leem o desinteresse como a chance de mudar a abordagem, explorar outros tópicos ― e, quem sabe, outras soluções.

5. Escolha o caminho mais difícil

Se é fácil, vários já trilharam. Escolher o caminho mais difícil é assumir riscos necessários para  o seu crescimento profissional. Um bom exemplo é o do vendedor Ricardo Nunes. Talvez, pelo nome, você não saiba de quem estamos falando. Mas, com certeza, já ouviu falar na sua rede de varejo, a Ricardo Eletro. A história dele une alguns dos elementos que ressaltamos neste artigo, como a observação e a coragem de assumir riscos.

Ao perder o pai, Ricardo percebeu que precisaria ajudar a mãe nas questões financeiras. Então, aos 12 anos, começou a vender mexericas na rua. As coisas não iam muito bem, até que ele percebeu o porquê de estar com o “estoque” encalhado: as pessoas tinham preguiça de descascar a fruta. Logo, ele passou a descascá-las todos os dias antes de oferecê-las e o aumento nas vendas provou que o seu raciocínio havia sido certeiro.

Anos depois, Ricardo começou a comercializar liquidificadores e trazia uma proposta ousada: cobriria qualquer oferta ― bordão até hoje trabalhado pela empresa. O prejuízo foi certo. Mas, foi o melhor prejuízo que ele poderia querer: a atitude de vender mais barato que qualquer concorrente havia cativado os compradores que, claro, sempre o procuravam quando queriam novos produtos.

Ricardo Nunes conseguiu observar o comportamento do consumidor já aos 12 anos de idade, o que mostrava que o sucesso nas vendas logo viria. Anos mais tarde, teve a coragem de assumir o prejuízo que teria ao vender liquidificadores mais baratos, mas entendeu que esse comportamento o levaria a construir um relacionamento de longo prazo com os clientes.

Como falamos no início, essas dicas para se obter sucesso nas vendas são atitudes que apenas você pode trabalhar. São questões internas que, se potencializadas, têm o sucesso como caminho natural.

Fonte:  Portal Dale Carnegie.



Fonte: https://portaldalecarnegie.com/5-dicas-para-ter-sucesso-nas-vendas/

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